terça-feira, 27 de julho de 2010

O quão longe vai sua ambição?


Dos muitos defeitos que o ser humano possui, um muito interessante é a ambição. Eu por exemplo nasci ouvindo dos meus pais “seja ambicioso, só assim vais arrumar algo na vida”, mas por outro lado há quem diga que a “ambição corrompe o homem”, logo se essas premissas estiverem corretas, se eu quiser ter algo na vida eu tenho que ser corrupto? Bom se for assim os políticos, policiais, sistemas entre outros corruptos detém tudo o que querem certo?
É engraçado às vezes parar pra pensar nisso, antigamente existia uma classe de nobres e de clérigos que detinham riquezas e poder político, hoje em dia não está tão diferente, temos os políticos e o sistema capitalista que sempre contribuem para o fortalecimento das diferenças sociais. Mas sabe por que isso acontece? Pois ambos têm uma ambição sem tamanho, eles só não são mais ambiciosos, pois são somente um.
Entretanto essa ambição lhes rendeu muito luxo e conforto. Pensando por esse lado até que ser ambicioso é bom, não? Ou você não poderia suportar de viver bem a custa da miséria alheia? Pois é isso que acontece na íntegra. Ambição e corrupção possuem uma linha tênue entre si, uma não vive sem a outra.
Mas a ambição corrompe de verdade. Certa vez jogando um jogo de tabuleiro denominado “jogo da vida” com amigos, me deparei diante da derrota eminente, e eu não poderia vencer jogando de forma honesta. Sabendo disso e sedento por vitória, larguei todo e qualquer um dos meus princípios e discretamente estendi minha mão e coletei o dinheiro do banco sem que pudesse ser notado. No final das contas eu acabei perdendo de um jeito ou de outro. Isso é um exemplo de vários que podem ser dados.
Só mais um pra ilustrar bem a frustração de uma ambição mal sucedida. Apostadores viciados em jogar e jogar e jogar para ganhar aquele tão aclamado prêmio, seja em corridas de cavalo, seja cartas, cassinos, o que for a sorte pode estar do seu lado... Ou não.
Concluindo que nem sempre a ambição nos dá aquilo que queremos, às vezes muito pelo contrário.
Agora será que vale a pena burlar sistemas em benefício próprio? O que você seria capaz de fazer por ambição? Até onde vão os seus limites? Se eu fosse você e não tivesse essas respostas, eu estaria com medo. Não se sabe se hoje ou amanhã iremos virar loucos psicopatas ambiciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário